quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CLASSE SACHSEN F-124. Uma resposta antiaérea da marinha alemã.


FICHA TÉCNICA  
Tipo: Fragata de escolta antiaérea. 
Tripulação: 243 tripulantes. 
Data do comissionamento: Novembro de 2004. 
Deslocamento: 5600 toneladas (totalmente carregado). 
Comprimento: 143 mts. 
Boca: 17,44 mts. 
Propulsão: 2 motores a diesel MTU 20 V1163-TB 63 e 1 motor a gás General ElectricLM 2500 que produz uma potência de 52070 hps.
Velocidade máxima: 29 nós (54 km/h). 
Alcance: 8000 Km. 
Sensores: radar de busca: Thales Nederland  SMART-L de varredura eletrônica. Um radar Atlas Elektronik 9600 –M /I/J ARPA  para busca e guiagem dos mísseis antiaéreos, Sensor infravermelho Thales Nederland Sirius IRST, Sonar DSQS-24B. 
Armamento: AAW: 1 lançador vertical MK-41 de 32 células para mísseis ESSM e Standard SM2, 1 lançador MK-49 para 21 mísseis RIM-116 RAM; SSM: 2 lançadores quádruplos para mísseis Harpoon, 1 canhão OTO Melara 76 mm/62; 2 canhões MGL-27 de 27 mm; ASW: 2 lançadores triplos MK-32 para torpedos Eurotorp. 
Aeronaves: 2 Helicópteros NH-90.

DESCRIÇÃO
Por Carlos E.S.Junior 
Os navios F-124 ou Classe Sachsen, como são conhecidos na marinha alemã,  foram desenvolvidos pelo estaleiro Blohm + Voss representando a nova geração de navios de guerra daquela marinha, e são os mais bem equipados para a a guerra antiaérea já incorporados na Alemanha pós-guerra. O primeiro navio dos três encomendados, o  FGS Sachsen (F219, foi entregue em novembro de 2002, FGS Hamburgo (F220), que foi o primeiro a ser projetado. O terceiro navio, FGS Hassen (F221) foi entregue em dezembro de 2005. O sistema de controle de combate é feito pela Thales Nederland que integra 17 consoles multifunção e displays grande tela, a 12 unidades de dados que processam as informações e as distribuem para toda a rede, em alta velocidade. 
Acima: Nesta interessante foto podemos ver os três navios da classe Sachsen reunidos. Estes navios representam o que de mais moderno e capaz a marinha alemão dispõe atualmente.
O principal sensor é o radar Thales Nederland  SMART-L de varredura eletrônica de longo alcance, que consegue um alcance máximo de 400 km. Esse radar faz as buscas aérea e de superfície. Além deste radar, existem outro radar Atlas Elektronik 9600 –M /I/J ARPA, multimissão para serem usado para designação de alvos para os mísseis antiaéreos Standard SM-2. Este radar tem alcance de 150 km.
O navio está equipado com um sensor de busca infravermelho, também da Thales Nederland Sirius IRST de longo alcance que proporciona um sistema passivo de busca e rastreio de alvos. Um sensor eletro-óptico STN Atlas MP-500 para controle de fogo fornece os parâmetros de tiro do canhão principal. Para guerra antissubmarino, um sonar da Atlas Elektronik , modelo DSQS-24B foi instalado no casco do navio. Para a defesa do navio contra ataques de mísseis inimigos, foi instalado uma suíte de contramedidas eletrônicas compostas pelo sistema EADS FL 1800S-II e 6 lançadores de chaffs e flares Sippican Hycor super RBOC.
Acima: O radar Atlas Elektronik 9600 –M /I/J ARPA tem um alcance de 150 km é é usado para designar alvos para o sistema SM-2 e ESSM de defesa antiaérea.
Embora a missão principal dos navios da classe Sachsen seja o de guerra antiaérea, ele ainda está armado com outras categorias de armas, para combate a superfície e contra submarinos. Para a guerra antiaérea, está instalado um lançador vertical MK-41 de 32 células para mísseis ESSM (Envolved Sea Sarrow Missile) com alcance de 50 km e guiados por radar semi ativo, com atualização de meio curso com data link, e 24 mísseis Standard SM-2 com 75 Km de alcance, guiados a radar semi ativo. Para guerra antinavio, o navio está armado com 2 lançadores quádruplos de mísseis RGM-84 Harpoon, que atingem um alcance de 130 km e são guiados por radar ativo. Para se defender de ataques de mísseis antinavio foram instalados 2 lançadores MK-49 para 21 mísseis RIM-116 RAM de curto alcance (9 km) sendo sua guiagem por infravermelho  ou por comando de rádio, dependendo da versão. Esses mísseis são capazes de destruir um míssil em rota de colisão, e em voo “sea skimming” (rente ao mar) contra o navio permitindo uma maior sobrevivência em batalha.
Acima: Embora se trate de uma classe de navio multimissão, a fragata Sachsen se destaca pela sua muito boa capacidade antiaérea. nesta foto vemos o momento do lançamento de um míssil antiaéreo SM-2 do lançador vertical MK-41.
Um canhão Oto Melara de 76 mm capaz de disparar 85 tiros por minuto e atingir alvos a 16 km usando granadas convencionais. Este canhão, no entanto, pode disparar munições de alto desempenho como a SAPOMER que atinge 20 km de distacia ou a Vulcano, guiada por GPS e com alcance estendido para 40 km. Existem mais 2 canhões Mauser MGL-27 de 27 mm, estão montados para serem usados contra alvos aéreos, ou pequenas embarcações. Esses canhões operam com uma cadência de 1700 tiros por minuto. O canhão principal, Oto Melara, é controlado pelo sensor infravermelho IRST Sirius.
Para atacar submarinos, 2 lançadores triplos MK-32 para torpedos leves Eurotorp MU-90 com alcance de 23 km e guiados por sonar passivo/ ativo. A fragata Sachsen está preparada para operar 2 helicópteros NH-90, que são usados para localizar e atacar submarinos e para transporte.
Acima: As fragatas Sachsen foram projetadas para poder operar helicópteros médios NH-90 e para isso possuem um hangar e um heliporto em sua popa.
A propulsão dos navios da classe Sachsen é do tipo CODAG (combinação diesel e gás) como a maioria dos modernos projetos de navios de guerra. Os motores ficam montados numa cápsula com vedação total antirruído e operam 2 eixos que trabalham independentemente um do outro. Os motores a diesel são do tipo MTU-20V 1163 TB-63, e são operados em conjunto com uma turbina a gás General Electric M-2500 PF/ MLG  que produzem 23500 KW de energia. Os componentes deste sistema combinado CODAG produz 52070 hp de força o que permite ao navio, atingir a velocidade máxima de 29 nós (54 Km/h), sendo um dos mais rápidos navios de guerra europeus. Sua autonomia, também apreciável, chega a 4000 NM (7400 km), quando navegando a velocidade de cruzeiro de 18 nós (33 km/h).
Acima: O desempenho marinheiro da Sachsen permite que o navio seja operado como parte da escolta de grupos de batalha em missões em qualquer ponto do planeta.
Embora quatro unidades da Sachsen tenham sido planejadas, apenas três foram efetivamente encomendadas e construídas, elevando a capacidade de escolta antiaérea da marinha alemã a um novo patamar. Um ponto a ser destacado é que o desenho do casco da Sachsen segue a tendência atual de desenvolvimento de navios onde os traços visam diminuir a reflexão das ondas de radares inimigas, atrasando a detecção do navio. 
Sem dúvidas esta classe merece ser estudada pelas marinhas que pretendem reequipar suas frotas com meios de superfície efetivamente modernos e altamente capazes, a um custo não tão alto quanto dos grandes destróieres. E pensando por este lado, a marinha brasileira com seu programa PROSUPER, deverá avaliar, com carinho esta classe para este importante programa de modernização das frágeis capacidades de combate naval da nossa marinha de guerra.

ABAIXO TEMOS UM VÍDEO COM UM NAVIO DA CLASSE SACHSEN EM AÇÃO.  
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2 comentários:

  1. olá carlos,que bom encontra-lo novamente,isso pq tive a ideia de pesquisar pelo seu nome heheh...o velho bolg CB deixou muitas saudades,entrava praticamente todo dia e lia e relia todas elas,vc pretende colocar todas as matérias do antigo blog aqui?agradeceria muito!abrs

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  2. Olá Johnwolke.
    Os malucos do google me deletaram do blog! Mas estou republicando todas as matérias (e algumas novas também. As antigas foram totalmente atualizadas com novas informações e por isso, garanto a você que a qualidade das matérias do Warfare está maior que a do Campo de Batalha. Anote ai, também, o endereço do segundo blog que trata exclusivamente de armas de fogo: http://fullmetaljacketbr.blogspot.com.br/
    Abraços

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